1 – FERROU de vez a situação do Rio Branco na Copa Paulista. Um turno inteiro sem vencer! Restam seis jogos ainda, mas vai ser difícil ficar entre os quatro primeiros.

2 – MAS tudo tem seu lado positivo. Este torneio é laboratório para a Série A-3 do Campeonato Paulista de 2018, que começa daqui a cinco meses. Lá sim a coisa tem que ser diferente.

3 – PELO menos agora o técnico Edson Vieira está vendo quem serve e quem não serve para compor o elenco da terceirona do próximo ano.

4 – FERROU também para o Guarani, de Campinas, na Série B do Campeonato Brasileiro. Aquele sonho de subir entre os quatro primeiros à elite nacional de 2018 vai ficando mais distante.

5 – SÁBADO passado o Bugre sofreu sua terceira derrota seguida na competição – 0x2 para o Internacional. Antes, havia perdido para Londrina e Luverdense. Mas ainda tem o segundo turno todo para reagir.

6 – DEPOIS destas três pauladas, o Guarani caiu da liderança para a sexta colocação, com 29 pontos, na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. E Vadão continua com aquela conversinha de sempre.

7 – OS CORINTIANOS estão vibrando, curtinho, ironizando ao extremo. Só um cara, pelo jeito, não entrou nesse clima de oba-oba ainda. E justamente o cara que não pode mesmo se contaminar – Fábio Carille, o treinador. Ele parece um buda falando. Não levanta a voz nem quando está puto.

8 – 47 pontos ganhos em 57 disputados! Isso significa 82% de aproveitamento. Os demais paulistas têm estes índices bem inferiores: Santos, 61%; Palmeiras, 56%; Ponte Preta, 40% e São Paulo, 33%.

9 – FALEI rapidamente com a craque Karla Costa, que era do basquete de Americana. A coisa, pelo jeito, ainda não se definiu em Campinas para a adoção da equipe. Ela me disse que, assim que tudo estiver costurado, me passa um ok.

10 – FECHANDO as de hoje: nesta semana vou dar um rolê geral nas praças esportivas de Americana. De repente, começaram a chegar muitas reclamações disto e daquilo.

jujensen@vox90.com