1. CHEGOU a hora! A partir de quarta-feira, dia 17, nós, aqui de Americana, vibraremos com o Rio Branco tentando, mais uma vez, subir de divisão no futebol paulista. Começa o Campeonato da Série A-3.

 

  1. LEMBRO bem dos áureos tempos em que o Rio Branco permaneceu 15 anos na elite estadual, jogando contra Palmeiras, São Paulo, Santos e Corinthians. Eram apenas jogos atrativos porque o Tigre não tinha a menor chance contra os grandes.

 

  1. COM exceção de uma ou outra vitória, apanhamos muito dos grandes. Porém, o Rio Branco estava na elite, revelava talentos e o futebol por aqui tinha uma vida diferente.

 

  1. VEIO a Lei Pelé e tudo começou a complicar. Chegou a crise financeira, pintou a briga política envolvendo o nome do clube e o resultado disto tudo foram rebaixamentos que nos envergonharam.

 

  1. CAÍMOS para a 2.a Divisão e depois fomos parar na famigerada Série A-3, onde estamos hoje. Nestes tempos difíceis, uma alegria – o título da 3.a Divisão sobre o Osasco. Isso foi em 2012, há quase seis anos.

 

  1. DE LÁ para cá só vi Americana virar as costas para o Rio Branco. Mesmo assim, o Tigre jamais desistiu, mesmo com alguns “pelés” da cidade dizendo insistentemente que o clube deveria acabar com o futebol.

 

  1. QUANTA ignorância! Surgem as dificuldades e os espertos sugerem a desistência, a fuga, a covardia, o caminho mais fácil. Ainda bem que todos os dirigentes de 2012 até hoje ignoraram estes gênios.

 

  1. QUARTA-feira, 4 da tarde, em Indaiatuba – isso mesmo, campo neutro! – o Tigre estará diante do Atibaia que, com certeza, tem mais dinheiro do que nós por ser bancado por empresários.

 

  1. NINGUÉM sabe o que pode acontecer, quase ninguém tem detalhes dos outros 19 times. Somente ao longo da competição saberemos do desempenho nosso e deles.

 

  1. INDEPENDENTE do que vai acontecer até maio, quando os dois melhores times subirão à 2.a Divisão, bom mesmo será a certeza que o Tigre não morrerá. E estará de novo, em 2019, brigando em campo e defendendo seus quase 105 anos de história.

 

jujensen@vox90.com