1 – O NÍVEL do Campeonato Brasileiro que acaba de fechar sua temporada foi mesmo muito ruim. Tanto que, apesar de suas fragilidades visíveis, Palmeiras e Santos completaram, com o Corinthians, o trio dos melhores da competição.

2 – ISSO mesmo! Corinthians campeão, Palmeiras vice-campeão e Santos terceiro colocado. Vexame ficou com a Ponte Preta, rebaixada, e o São Paulo ficou no mata-burro – nem caiu, nem avançou.

3 – FUTEBOL de Campinas entra 2018 numa draga desgraçada. O Guarani escapou do rebaixamento à 3.a Divisão e a Macaca caiu. Pelo menos teremos derbi ano que vem.

4 – AGORA só falta a CBF marcar o primeiro derbi campineiro para uma das cinco rodadas iniciais da Série B no campo da Ponte. Se isso ocorrer, será sem torcida devido à punição imposta à Macaca.

5 – LEGAL o Rio Branco voltar à Copa São Paulo de Futebol Junior. Está no Grupo 11, com sede em Cravinhos, ao lado de Comercial, Juventude e Paraná Clube. Por sinal, em 2008, o Rio Branco foi vice-campeão da Copinha, perdendo a final para o Figueirense por 2 a 0.

6 – JÁ O time principal, com Fio no comando técnico, estreia diante do Atibaia, fora de casa, em 17 de janeiro pela famigerada Série A-3. Tem derbi também, já que o glorioso União Barbarense caiu.

7 – QUE história é essa de nenhum jogador do Palmeiras ter sido indicado para a seleção do Campeonato Brasileiro? E o Egídio, melhor lateral-esquerdo do planeta?

8 – PRIMEIRO jogo do Brasil na Copa da Rússia será dia 17 de junho, um domingo, às 12 horas, contra a Suíça. Churrascada à vontade por todo o país. Depois, joga sexta-feira, 9 horas, contra a Costa Ricar. E fecha a primeira fase na semana seguinte ante a Sérvia. Se não fizer 9 pontos, vexame.

9 – SANTA Bárbara confirmou dois grandes eventos esportivos para 2018, quando completa 200 anos de fundação – Jogos Regionais e Jogos Municipais.

10 – FECHANDO as de hoje: Sandro Hiroshi será homenageado hoje na Câmara de Americana. Justo.

jujensen@vox90.com