1. FAZ tempo que Americana não revela um talento no futebol aqui da paróquia. Já tivemos bons nomes que saíram da várzea local e do Rio Branco, porém estamos numa escassez danada.

 

  1. MAS agora temos um garoto que vem jogando muita bola e, a qualquer momento, pode assinar com um grande clube. Trata-se de Gabriel Euphrasio, meia habilidoso, de 16 anos

 

  1. REVELADO pelo competente técnico Repiado, da Unidos da Cordenonsi, o garoto estava há 3 anos vestindo a camisa do Guarani, de Campinas. Quem vem dando todo apoio à carreira de Gabriel é seu tio, Biro Euphrasio.

 

  1. QUANDO falo do talento do futebol de Americana me vem à memória dois caras que jogaram muito e, infelizmente, já nos deixaram – Tonanha e Marquinhos Sartori.

 

  1. O PRIMEIRO, também revelado pela várzea americanense, foi um goleador nato, atacante mortal, destruidor de defesas por todo o Interior de São Paulo e, depois, no futebol de Portugal.

 

  1. TONANHA morreu pobre, porque, infelizmente, viveu numa época do futebol em que pouco de pensava em atuar profissionalmente. Tonanha sempre foi boleiro, só pensava em entrar em campo e fazer gols.

 

  1. NO caso de Marquinhos Sartori, ele foi, simplesmente, o melhor goleiro da história recente do Rio Branco. Defendeu o Tigre por vários anos e chegou a ser treinador da equipe junior e até do profissional. Um acidente na SP-304 o matou.

 

  1. CLARO que existem outras feras que Americana deu ao mundo da bola, como Flávio Conceição, Marcos Assunção, Marcos Senna, Sandro Hiroshi, Mineiro, Macedo, Marcelinho Paraíba, Romarinho, Thiago Ribeiro, entre outros. Mas fico mesmo com Tonanha e Marquinhos.

 

  1. ALIÁS, Marcos Senna parou de jogar em 2016 e seu último clube foi o Sampaio Correia. Já Marcos Senna parou em 2015 quando estava no Cosmos, de Nova York. Mineiro encerrou a carreira em 2012 pelo Tus Koblenz, da Alemanha.

 

  1. EM ATIVIDADE ainda, Romarinho é a fera do Al Jazira, enquanto Thiago Ribeiro estava no Bahia. É, tigrada, futebol é bom, mas tem vida curta para a maioria dos boleiros.

 

jujensen@vox90.com