MUDANÇAS

Profundas mudanças na Redação do jornal Todo Dia. Vários profissionais foram trocados, numa espécie de terceirização de serviços a outros jornalistas da região. Nomes antigos estão deixando o diário da família Zanaga.

LÍDER

O vereador Rafael Macris, do PSDB, continuará líder do prefeito Omar Najar (PMDB) na Câmara de Americana em 2018? Ficou explícito o estremecimento das partes nos últimos meses por uma série de fatos, como as demissões de secretários tucanos, posicionamentos sobre o Aterro Sanitário, críticas do prefeito contra os deputados que prometeram verbas que não chegam, etc.

MAIS

Na verdade, a primeira “bronca” do prefeito para cima de Rafael Macris ocorreu em setembro, quando o vereador fez uma blitz nas obras atrasadas do “novo” Hospital Municipal ao lado de Wellington Rezende (PRP), inimigo político de Omar por conta de vários atos em 2017. Os dois vereadores distribuíram um release à imprensa, na época, apontando os problemas no HM, o que irritou profundamente o chefe do Poder Executivo.

FILA

O primeiro nome da fila para uma possível troca de liderança é o de Luiz da Rodaben (PP).

DIFERENTES

Qual a diferença entre servidor público e qualquer outro trabalhador de Americana? Por que, por exemplo, quase 5 mil servidores da cidade pararam de trabalhar antes do Natal e só voltaram nesta semana? Servidor trabalha mais do que um pedreiro? E por que os servidores da Câmara de Americana só voltaram ao trabalho anteontem, quarta-feira, dia 3 de janeiro? Foi feriado dia 2 aqui na cidade? Um dia alguém vai entender que servidores são iguais a qualquer outro profissional. Pela lei, descanso semanal é no domingo e, para alguns, também no sábado. Só.

REPOSIÇÃO

Alguns servidores dizem que todos esses dias parados têm que ser pagos na forma de reposição em horas de serviço extra. Então a Prefeitura e a Câmara precisam divulgar estas escalas em nome da transparência e para que o servidor não seja visto de forma injusta. Afinal, quem autoriza estes recessos e emenda feriados são o prefeito e o presidente do Poder Legislativo.

CANDIDATOS

Nos bastidores políticos de Americana, além dos três deputados da cidade que tentarão a reeleição, fala-se muito em outros nomes. O petista Antonio Mentor já disse que tentará, em outubro, retomar seu mandato na Assembleia Legislativa. Entre os vereadores, os nomes de Giovana Fortunato (PC do B), Alfredo Ondas (PMDB) e Wellington Rezende (PRP) são vistos como candidatos naturais.