1 – O SUB-secretário de Esportes de Americana, Edílson Bissoli, foi exonerado nesta semana pelo prefeito Omar Najar (PMDB). Ligado ao PSDB, a demissão ocorreu por outros motivos, mas não o estremecimento político do prefeito com os tucanos. Para seu lugar deve ser indicado o servidor Abimael Valadares, uma lenda viva do esporte amador da cidade.

2 – O MAIOR bairro de Americana, Antonio Zanaga, parece que foi meio riscado do mapa quando o assunto é esporte. E ontem, na sessão da Câmara Municipal, o vereador Juninho Dias lembrou da situação.

3 – A BRONCA maior é com relação a duas promessas feitas desde maio que, até ontem à noite, não tinham sequer uma justificativa pelo esquecimento. Havia promessa de uma grana para reformar o ginásio de esportes Roberto Polatti e também promessa de construção de uma pista de skate. O pessoal do Zanaga cansou de esperar.

4 – EU sou muito ligado ao esporte, adoro divulgar as conquistas de Americana neste segmento, mas lembro ao vereador Juninho Dias que em abril de 2015 os deputados da cidade anunciaram alguns milhões para recapeamento de ruas e avenidas da cidade. Em 2018 vai fazer aniversário de 3 anos de esquecimento.

5 – FATO é fato. Saem de cena, aos poucos, de Americana, o basquete feminino e até o futebol do Rio Branco. Entram em cena, quase semanalmente, competições lotadas de raquetinha e corridas de rua.

6 – PARA calar minha boca, daqui a exatos 54 dias o Rio Branco estreia no Campeonato Paulista da Série A-3, jogando fora de casa contra o poderoso e magnânimo Atibaia. Na segunda rodada, porém, estará no Estádio Décio Vitta. Se forem uns 3 mil torcedores e o Tigre meter uns 4 no adversário, aí eu me retrato.

7 – TERMINA neste domingo mais um ciclo brasileiro na Fórmula 1. Há muitas décadas que o Brasil sempre teve, pelo menos, um piloto nas temporadas. Com o Grande Prêmio de Abu Dhabi, às 11 horas, Felipe Massa encerra sua carreira nesta categoria.

8 – COM O Corinthians campeão, Grêmio e Palmeiras classificados à Libertadores e o Atlético-GO rebaixado, não resta muita coisa para ser resolvida nas duas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Mesmo assim, um rolo aqui e ali deve acontecer.

9 – O PALMEIRAS acertou com o técnico Roger Machado para ser seu comandante em 2018. Ex-lateral do Grêmio, nada ganhou como treinador daquele clube, mas foi campeão mineiro dirigindo o Atlético-MG. A torcida ficou bem dividida.

10 – FECHANDO as de hoje: não sei se foi apenas impressão minha, mas, depois de detonar as seleções sulamericanas nas Eliminatórias, o técnico Tite só empatou com o time quase todo reserva da Inglaterra. Seria um sinal?

jujensen@vox90.com